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just say it - Guia prático para se fazer ouvir

este é um contributo para comunicar melhor e chegar a quem está do lado de lá, na audiência, seja uma cara ou duas ou imensas. para termos mais e melhores resultados. para comunicarmos e sermos recordados.

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31 de Agosto, 2018

sobre os regressos

claudia nogueira

é comum, nesta altura, passarmos os olhos por inúmeros artigos alusivos ao regresso ao trabalho.  não é fácil trocar os dias de férias, de dolce fare niente, pela azáfama do despertador, pelas horas que rolam e pelas tarefas que têm de ser feitas. não é nada fácil sair do controlo que temos sobre a nossa dormência para saltarmos para os dias corridos que nos tomam de assalto.

sugestão: antes de saltar para o 'comboio em andamento' que é a vida a correr lá fora, fortaleça corpo e mente. e, já que estamos aqui, tome decisões (não precisa de mais que duas, daquelas bem fortes, uma para o corpo e outra para a mente) que ajudem a manter-se lúcido até às próximas férias.

como?

ainda com o som bem vívido de ondas a rebentar e pés a afundarem-se na areia, ou ainda a sentir a brisa enquanto dormita no jardim, pense como quer efectivamente sentir-se no seu dia-a-dia de trabalho. como se vê nesse quotidiano? dedique algum tempo a esta tarefa, pois daqui resultam algumas das decisões que podem ajudar a melhorar a sua dedicação e esforço (e resultado, já agora).

traduza aquelas sensações em estados de espírito, sobre como se sente e quer sentir. daqui até à imagem que quer projectar vai um saltinho. abra o armário e organize-se para essa imagem. faça a limpeza que tanto advogam. para não se perder ao longo do ano, imprima duas ou três fotos (ou as que quiser) de outfits que cumprem com as suas intenções. ajudam a manter o foco. e ajudam nas segundas feiras (ou outros dias de neura) em que pode não ter uma ideia imediata do que vai vestir.

inclua no seu dia-a-dia, na verdade inclua na agenda que insiste em tomar a nossa vida pelas rédeas, duas ou três paragens para ganhar fôlego. não precisa de partilhar com ninguém o que vai fazer, se precisar delas só para si. saia e diga que tem uma chamada para fazer, por exemplo. caminhe um pouco, apanhe ar, saia para um lanche. faça qualquer coisa, mas não permita que o lanche venha até à sua secretária ou que a pausa é para ir à casa de banho. afinal de contas é uma pausa. aproveite-a de verdade! com respirar fundo, com mexer as suas pernas, com um deitar conversa fora com amigos do escritório, ou de casa. para se afastar um pouco e ganhar perspectiva. pelo menos a possível. 

e mantenha-se no plano. pelo menos até às próximas férias.

 

Be Great!

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