Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

just say it - Guia prático para se fazer ouvir

este é um contributo para comunicar melhor e chegar a quem está do lado de lá, na audiência, seja uma cara ou duas ou imensas. para termos mais e melhores resultados. para comunicarmos e sermos recordados.

just say it - Guia prático para se fazer ouvir

este é um contributo para comunicar melhor e chegar a quem está do lado de lá, na audiência, seja uma cara ou duas ou imensas. para termos mais e melhores resultados. para comunicarmos e sermos recordados.

09 de Outubro, 2016

sobre a comunicação e liderança #2

claudia nogueira

tenho a intenção de escrever um conjunto de posts que resumam o top 5 de características para a melhor comunicação. seja quando apresentamos algo, quando lideramos alguém (ou nós próprios, a melhor equipa de todas!), para gerirmos melhor o nosso tempo, entre tantos afazeres que convergem para o que comunicamos.

são as características que, mesmo quando não abrimos a boca, dizem tanto de nós. afinal as acções falam bem mais do que as palavras. 

enquanto não escrevo sobre cada um dos aspectos da comunicação que mais valorizo, começo por me dedicar às características que serão a base de toda a comunicação. no fundo representam o ponto de partida para que tudo o resto aconteça. de forma fluída.  

tem de existir uma clarificação do nosso objectivo. saber exactamente o que queremos provocar é fundamental. dita o ritmo. a acutilância. distancia-nos de todo aquele discurso redondo. um objectivo claro impele. dá-nos segurança e confiança. dá-nos postura. força. dá-nos o brilho que cativa os outros. 

e há a habilidade de 'esvaziar' a nossa mente e a nossa vontade, ao ponto de conseguirmos calçar os pés dos outros, sem preconceito, sem juízos. este 'esvaziar' permite-nos olhar com outros olhos, de outros ângulos. o que nos ajuda a identificar outras formas de chegar ao que queremos. acaba por funcionar como um estímulo à nossa criatividade.

tocar o mundo dos outros (e o nosso) por via da comunicação começa antes das palavras. antes do discurso. é o que acaba por nos distinguir. em tudo o que fazemos. e em tudo o que dizemos. 

o resto - conduzir uma reunião, fazer uma apresentação, responder numa entrevista de emprego, ou qualquer outra situação - fica então muito mais fácil.

 

Be Great!

www.plus.com.pt

auto-liderança.jpg