Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

just say it - Guia prático para se fazer ouvir

este é um contributo para comunicar melhor e chegar a quem está do lado de lá, na audiência, seja uma cara ou duas ou imensas. para termos mais e melhores resultados. para comunicarmos e sermos recordados.

just say it - Guia prático para se fazer ouvir

este é um contributo para comunicar melhor e chegar a quem está do lado de lá, na audiência, seja uma cara ou duas ou imensas. para termos mais e melhores resultados. para comunicarmos e sermos recordados.

21 de Setembro, 2018

mitos urbanos na comunicação

claudia nogueira

depois de anos e anos a trabalhar com pessoas de formação, idade ou origem tão díspares, posso começar a trabalhar sobre os mitos - urbanos ;) - que assumimos em comunicação.

o primeiro, aquele que afecta a maioria, é o mito da voz formal. ligue-se a câmera, apontem-nos o microfone, ligue-se o gravador, e lá aparece

comecar.jpg

 

 o complicómetro. temos de parecer inteligentes, soar inteligentes.

a voz fica monocórdica, a tensão evidente em todo o corpo e as palavras... bem, no limite tornamo-nos maçadores. 

o tema mais simples ou o mais caricato, é descrito em frases longas, sem conclusão. as ideias ao invés de simples, são enriquecidas com advérbios, qualificadores, que disfarçam a acção, a conclusão.

baralhamos os outros. aqueles com quem queremos falar e que queremos que nos ouçam, que nos recordem, ficam enredados e perdidos. até desistirem de acompanhar o discurso confuso.

somos humanos. gostamos da proximidade a outras pessoas. para quê complicar então?

para melhor chegar à outra parte, podemos ser tão simples quanto seríamos a resumir uma ideia a um amigo, a uma criança. basta sabermos que quanto mais directos formos mais depressa nos acompanham. quanto melhor fecharmos ideias, mais assertivos conseguimos ser. 

simplificar pode desfazer efectivamente o mito da voz formal. pode criar uma nova forma, mais eficiente, de chegar ao outro. de comunicar, portanto.

 

Be Great!

www.plus.com.pt

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.